
Para o especialista, o aluno da EAD, apesar de beneficiado pelas facilidades temporais e geográficas, precisa ter mais motivação e disciplina do que o da modalidade presencial. “E preciso mais tempo para leitura e participação nas discussões online. A educação a distância também tem menor nível de flexibilidade em relação a prazos. O aluno não pode chorar para o professor”, lembra Litto.
Em condições, no entanto, não têm desanimado os estudantes: os níveis de abandono e evasão da modalidade a distância é bastante similares aos da presencial. O presidente da ABED afirma que o perfil de quem procura a EAD colabora para esse resultado: “São alunos mais maduros, que já trabalham e têm família. Não largam seus cursos, pois dependem deles para o futuro profissional”.
Para garantir que os esforços sejam recompensados pela instituição de ensino, Litto explica que os interessados precisam pesquisar a reputação dos cursos antes de se matricular, fazendo, se possível, experiências gratuitas. “O aluno deve exigir o máximo de sua escola, com especial atenção ao material ofertado, número de tutores e à qualidade dos exames.”
Fonte: Folha de São Paulo
Arquivo postado em: http://www.educacaoadistancia.blog.br/
Oi Tarcísio,
ResponderExcluiraproveitando um gancho do texto acima sobre a questão da evasão. Sabemos que muitos abandonam a EAD porque acreditam que o tempo é livre... que se faz as atividades quando "quer ou quando pode"... que as coisas são mais leves... outros porque não conseguem a tão apregoada "autodisciplina"... de qualquer modo, caiu por terra a idéia de que a evasão se dá porque os cursos (de modo geral) são muito ruins...
Tutora Renata Cardoso Belleboni Rodrigues